sábado, 12 de janeiro de 2008

Qual o papel de um Presidente?

Qual o papel de um presidente? A palavra deriva do latim prae sidere que quer dizer ‘aquele que está a frente’. Um presidente, seja ele de uma república ou de uma associação de moradores, deve antes de mais nada exercer o expediente da diplomacia, no sentido da habilidade, argúcia, engenho, circunspecção. Um presidente deve ser um agregador e não um elemento de dispersão, intrigas ou de, no bom português, picuinhas.
Ao se tornar um presidente no mínimo se espera dessa pessoa que ela esteja pronta para resolver problemas e não criá-los. No caso específico de um presidente de sindicato, este é um representante de uma categoria, portanto é obvio que o mesmo tenha de travar embates no sentido de conseguir melhorias para a classe a qual representa, ele vai ser um reinvidicador, mas mesmo assim, esse não é seu principal papel que deve a questão da agregação. É lógico, todos os representados devem sentir-se participantes de um mesmo grupo, embora no mesmo esteja presentes inúmeras tendências, isto é normal e até esperado, todavia o que deve prevalecer são as deliberações acordadas junto a coletividade, tais deliberações podem está materializadas em um estatuto, em uma constituição, em um regulamento etc.
Diz o grande Voltaire que mesmo que não concorde com nada do que a pessoa diga, defende até a morte o direito que ela tem de falar, eu comungo dessa tese, digo o mesmo, apesar de de vez em quando sentirmos uma vontadezinha de dizer um “¿Por qué no te callas?” Devemos imaginar que a nossa idéia deve ser negociada e não imposta, portanto não vale a pena cercear a liberdade de expressão de alguém, vale muito mais a pena policiarmos a nossa forma de nos expressar e lembrarmos que a questão não deve ser dicotomizada em "falar ou calar" e sim, buscar o sensibilidade de perceber que há momentos de falar e momentos de ouvir, em suma, mesmo se pudéssemos falar tudo, o nosso primeiro gesto de inteligência seria aprender a calar-se. E pra finalizar deixo aqui uma citação de William Shakespeare "depois de um certo tempo(...) a gente aprende que não importa onde já chegou, mas para onde estamos indo, pois se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve".


* Na foto, Jone Clay Macedo, recém eleito Presidente do sindicato dos Artistas do Piauí.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Formado em história, mestrando em educação. Educador social (trabalho com prevenção às droga) Tenho como hobby, a dramaturgia, escrevi algumas peças teatrais e tenho um livro publicado nesta área.