quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O que é mais inteligente: o livro ou a sabedoria?

Quem já ouviu a música “Gentileza” de Mariza Monte? Muitos, eu sei. Mas quem já parou para observar de que se trata? Eu também não havia percebido até que um amigo, Baltazar Nogueira, me informasse e inspirasse essa postagem. Para quem não está lembrando eis a letra e em seguida sua história:

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

A música é de uma agradabilidade sublime, observemos a penúltima frase: Amor palavra que liberta. Marisa Monte fala de uma pessoa, José Datrino, chamado Profeta Gentileza ou Jozze Agradecido nasceu em Cafelândia interior de São Paulo no dia 11 de abril de 1917 e faleceu em Mirandópolis também em São Paulo no dia 29 de maio de 1996 tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares em mais de cinquenta pilares de um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. As suas inscrições pregava a paz, a solidariedade o amor e sobretudo, a gentileza ... certo dia passaram tinta sobre as palavras de Gentileza , mas elas já foram restauradas pela Prefeitura do Rio de Janeiro e hoje é um pratimômio cultural da cidade ...portanto eis uma boa dica a você no mundo, leitor: quem nunca ouviu, ouça agora e quem já ouviu, ouça com mais atenção ... viva com mais Gentileza ...

Um comentário:

Nonato disse...

Meu amigo Waldílio....lógico que os "Bons Livros" contribuem de forma substancial para excelentes SABEDORIAS como também a convivência social traz a Sabedoria ....sem falar nas sabedorias adiquiridas com a convivências com os cabas sem vergonhas da vida.

Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Formado em história, mestrando em educação. Educador social (trabalho com prevenção às droga) Tenho como hobby, a dramaturgia, escrevi algumas peças teatrais e tenho um livro publicado nesta área.